STOCK OPTION PLANS: UMA ESTRATÉGIA PARA IMPULSIONAR EMPRESAS E MOTIVAR COLABORADORES
- Julho 12 2024
- Matheus Oliveira Santos
Introdução
Um dos maiores desafios de todas as empresas atualmente, principalmente as empresas de tecnologia, é contratação de retenção de talentos.
E uma boa saída para este desafio são os planos de outorga de opções de ações, os stock option plans, que têm sido usados por empresas ao redor do mundo para manter seus melhores talentos engajados e comprometidos.
Neste artigo vamos explorar como estes planos funcionam e por que são uma escolha inteligente para retenção de colaboradores talentosos, mantendo-os engajados e a custo atraente para empresas.
Alinhamento de Interesses
O principal objeto de um stock option plan é gerar e manter o alinhamento de interesses entre a empresa e seus colaboradores: Ao oferecer a oportunidade para os colaboradores adquirirem quotas ou ações da empresa e se tornarem sócios do negócio, cria-se um senso de responsabilidade e motivação maiores para trabalharem em prol do crescimento da empresa. Afinal, se a empresa for bem, eles também irão.
Quando um colaborador tem a oportunidade de possuir uma parte da empresa, ele passa a pensar e agir como um dono, e buscar soluções e inovações para impulsionar o sucesso do negócio.
Retenção de Talentos
Reter talentos, especialmente em setores altamente competitivos, é um grande desafio atualmente, e os stock option plans oferecem uma solução para esse problema ao criar uma razão convincente para que os colaboradores permaneçam na empresa engajados e por longos períodos.
Ao oferecer opções de ações ou quotas com um vesting period, a empresa incentiva seus colaboradores a permanecerem até que atinjam um certo patamar de benefícios.
Retenção também significa menos rotatividade de colaboradores e, consequentemente, economia de tempo e recursos gastos em recrutamento e treinamento. Com uma equipe estável e experiente, a empresa pode se concentrar em crescer e alcançar suas metas sem interrupções frequentes devido à saída de colaboradores.
Finalmente, em comparação com outros tipos de remuneração ou bônus, os stock option plans têm uma estrutura que pode ser mais econômica, especialmente quando relacionados a resultados de longo prazo.
Incentivo ao Alto Desempenho
Os stock option plans também são uma ferramenta eficaz para incentivar o alto desempenho dos colaboradores: ao vincular as stock options ao cumprimento de metas pessoais dos colaboradores e ao sucesso geral da empresa, cria-se um ambiente de trabalho onde os colaboradores são incentivados a dar o melhor de si, pois o atingimento de metas é recompensado com mais oportunidades de crescimento, criando um ciclo virtuoso de desempenho e reconhecimento.
Para a empresa, isso significa uma força de trabalho mais produtiva e comprometida. Com metas claras e recompensas atraentes, os colaboradores se sentem motivados a superar desafios e contribuir para o sucesso coletivo. Isso pode levar a melhores resultados financeiros, mais inovação e uma cultura corporativa mais forte.
Flexibilidade e Personalização
Não há normas legais que regulam as forma ou conteúdo dos Stock Options Plans; assim, as empresas podem adaptá-los às suas necessidades específicas.
A empresa pode estipular a duração do vesting period, estabelecer condições para o cliff, ou até mesmo personalizar os triggers que permitem o exercício das opções, de acordo com tipo de atividade de que exerce ou do mercado em que está inserida (Para saber mais sobre os significados destes termos, acesso o nosso e-book que trata das Stock Option Plans).
Essa flexibilidade permite que a empresa crie um stock option plan que se encaixe em sua estratégia de negócios e sua cultura corporativa, garantindo que os colaboradores se sintam valorizados e incentivados.
Modalidades de Stock Option Plans
Além disso, a natureza atípica dos contratos de stock option plans permite uma grande variedade de arranjos, proporcionando mais opções para estruturar benefícios para os colaboradores sem onerar a empresa.
Os stock option plans podem ser onerosos ou gratuitos para os colaboradores, e cada modalidade tem consequências tributárias e previdenciárias específicas para a empresa e para os colaboradores.
Opção de compra de ações (“Opção de Compra”)
Pela adesão a uma Opção de Compra o colaborador adquire o direito de comprar por preço pré-determinado, em uma data futura, ações ou quotas da sociedade; sendo assim, a Opção de Compra é um benefício oneroso, e não gratuito, concedido pela empresa ao colaborador.
Restricted Stock Options (“RSP”)
O modelo de RSP guarda similaridades com a Opção de Compra, posto que em ambas as modalidades a empresa outorga aos colaboradores direito de aquisição futura de quotas ou ações da empresa.
Contudo, o que difere a RSP da Opção de Compra é a gratuidade; enquanto a Opção de Compra é onerosa, ou seja, há desembolso de dinheiro pelo colaborador, na modalidade de RSP, a aquisição das quotas pelos colaboradores se dá de forma gratuita.
Employee Stock Purchase Plans (“ESPP”)
Ao aderir a um ESPP o colaborador da empresa autoriza que sejam deduzidos de sua remuneração montantes que serão futuramente utilizados para aquisição de ações ou quotas da empresa, tendo assim caráter claramente oneroso.
A empresa pode restringir a adesão ao ESPP a apenas alguns colaboradores-chave ou ofertá-lo a todos os seus colaboradores.
No momento de exercício da Stock Option na modalidade ESPP, o colaborador poderá (a) optar por usar o montante acumulado para adquirir ações da empresa, com desconto em relação ao valor de mercado, ou (b) ser restituído do montante acumulado.
Phantom Shares
Os stock option plans de Phantom Shares são planos em que se concede aos colaboradores o direito ao recebimento de bônus em dinheiro vinculados ao valor patrimonial das quotas ou ações da empresa, sem que lhe sejam atribuídas a propriedade de ações ou quotas, e consequentemente, a qualidade de sócio ou acionista da empresa.
Tendo em vista que os beneficiários não serão sócios da empresa, também não receberão lucros, juros sobre o capital próprio ou qualquer outra remuneração decorrente da propriedade das quotas ou ações, mas apenas bônus decorrente da valorização do preço das quotas ou ações da empresa.
Vantagens para os Colaboradores
Em suma, os stock option plans conferem aos colaboradores as seguintes vantagens:
- Participação nos lucros e na valorização da empresa.
- Sentimento de propriedade e pertencimento.
- Incentivo para o crescimento profissional e pessoal.
- Potencial para ganhos financeiros significativos.
Vantagens para a Empresa
Em suma, os stock option plans conferem às empresas as seguintes vantagens:
- Retenção de talentos com baixo impacto na folha de pagamentos.
- Aumento de produtividade e engajamento dos colaboradores com os objetivos da empresa.
- Redução da rotatividade de colaboradores, resultando em redução de custos de recrutamento e treinamento.
Rumo ao Sucesso
Os stock option plans são uma ferramenta poderosa para as empresas que buscam alinhar interesses, reter talentos, incentivar alto desempenho, manter flexibilidade e economizar custos.
Então, a pergunta é: sua empresa está pronta para dar esse passo rumo ao sucesso? Se a resposta for sim, é hora de estruturar seu stock option plan.
Leave your thought here
Your email address will not be published. Required fields are marked *